Páginas

Água para Elefantes - Sara Gruen

"Faz muito, muito tempo. Mas ainda me assombra."



"Desde que perdeu a esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após  a morte de seus pais num acidente de carro.  Órfão , sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, o empresário tirano do circo , e de August, ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; Depois por Rosie , a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."

A história fica entre o presente e o passado, com 90 ou 93 anos, Jacob está em uma casa de repouso, vivendo relativamente bem, fora tendo que comer uma papa em vez de comida rsrs. 


Vale ressaltar que a época em que seus pais morreram, foi a da crise de 29 então.

O passado começa a assombra-lo quando um circo se instala próximo a residência  e em  uma conversa um dos senhores fala que levava 'água para os elefantes' quando os circos visitavam as cidades.

Depois de uma certa confusão que isso causou, ele passa a lembrar do seu passado. Lembra das circunstâncias que o levaram a pular em um trem  em movimento, que o fizeram abandonar a faculdade nas provas finais e o fez sofrer trabalhando como escravo.

August marido de Marlena e cuidador (maltratador) dos animais, auxilia o trabalho do rapaz de 23 anos e sem nenhuma perspectiva de um futuro, aceita as humilhações de ter que trabalhar e ver os animais serem tão maltratados, principalmente Rosie a elefanta que seria a salvação do circo, se August tivesse paciência de ensiná-la.

É uma história muito gostosa, porém em alguns pontos a leitura fica meio parada. Eu acho tão bonita a devoção de Jacob por Rosie, o que se esperar de um veterinário. O final é surpreendente, pois ele com 90 ou 93 anos, foi inesperado e adooooorei

E depois de 70 anos ele finalmente conta sobre o seu passado e do grande segredo que trouxe consigo desde que aquele dia aconteceu.

O legal é que no final do livro a autora disponibiliza aos leitores como foi sua pesquisa sobre circos. Sobre os elefantes e tudo mais

"Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Não sei porquê - trabalhei em circos por quase sete anos, e se isso não é assunto para conversas, não sei o que mais pode ser.
Na verdade, eu sei por que não falo sobre isso: nunca confiei em mim. Eu tinha medo deixar escapar alguma coisa. Sabia que era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei -  pelo resto da vida e depois.
Em 70 anos, nunca o reveli a ninguém"

Nenhum comentário

Postar um comentário