Páginas

Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian

"A linha entre o certo e o errado foi distorcida..."

"Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é um perda de tempo colossal.
Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro.
Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual beber e dirigir. 

O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece  perigoso no começo. Mas para mim, era óbvio: por que alguém ia querer cometer esse risco? (...)
Era o tipo de informação que poderia salvar a vida de uma garota (...)
Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola (...) "

Natalie - a personagem principal e narradora - é uma menina estudiosa, inteligente que sempre se preocupou com o currículo escolar, para entrar na melhor universidade. No último ano do ensino médio, o que ela mais almeja é ser a presidente do conselho estudantil da Academia Ross e passar o máximo de tempo possível com sua melhor e única amiga  Autumn antes da formatura.

Porém a chegada de uma caloura nada discreta Spencer, a mete em algumas 'saias justas'. A menina já chega aprontando muito e faz com que a veterana se sinta na obrigação de protegê-la por já ter sido sua babá, para que não aconteça com ela a mesma coisa que ocorreu com outra garota.

E ainda tem Connor (fofo, lindo, educado, meigo, o adorei tá!), com quem Natalie acaba se envolvendo as escondidas, a partir de agora ela terá que tomar uma série de decisões: fazer essa escolha e ser este tipo garota, que sempre odiou? Ou continuar sendo a menina estudiosa, que todos os professores adoram? ou as duas?

Minhas considerações

Eu gosto desse livro, mas ele é típico para adolescentes ( já reli 6x). Também, perfeito para quem teve uma ressaca literária (três dias seguidos lendo em PDF Jogos vorazes e logo em seguida a trilogia de Divergente três dias também).

Eu gosto de ver o amadurecimento da Natalie, porque no inicio da leitura, ela é uma irritante, dona da verdade, que se preocupa demais com a opinião de terceiros.
Mas admiro, a coragem de intervir por uma amiga, não concordo com uma série de atitudes dela.

Quando o relacionamento com Connor começa e quando as coisas desandam é que ela começa a se questionar.

A Spencer, é uma garota muito ousada para idade, eu até concordo com algumas coisas que ela diz, mas não com suas atitudes.

Autumn é uma menina doce, que qualquer pessoa teria sorte de ter como amiga, mas pelo que enfrentou na escola no início do ensino médio e a superproteção de Natalie, ela se tornou muito introvertida. Adorei quando ela resolveu mudar, acho que vão gostar também.

Connor é um jogador de futebol americano, um menino gentil, carinhoso. Gostei muito dele, pois para aguentar o que aguentou, tem que ter muita paciência.

Obs: Eu gostei do final do livro e principalmente de ver como Natalie mudou (para melhor) :) 

Agora alguns trecho que gostei e achei que vale a pena compartilhar.

"Fiquei pensando se devia ou não dizer alguma coisa. Mas só por um segundo, pois, se eu tivesse um pedaço de espinafre nos meu dentes, ou se meu zíper estivesse aberto, teria preferido que contassem a ter feito papel de boba. Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola. Em um minuto você é uma garota normal, e no outro você seria conhecida como a 'bunda de fora' pelos próximos quatro anos. Intervir era a coisa certa." pag 15

"Respirei bem fundo. Tudo bem. Estava mesmo acontecendo. Eu estava ali, ele estava ali, e todas as probabilidades apontavam para o fato que iríamos ficar juntos" Pag 136

Beijos até a próxima novidade.









Nenhum comentário

Postar um comentário